amovale-reflorestamento-cabecalho

Reflorestamento

O projeto de reflorestamento da Amovale envolve áreas de nascentes e matas ciliares que são importantes recursos naturais com a função de conservar o ambiente às margens dos rios, evitando problemas com a erosão das margens em terrenos que foram degradados após desmatamento, incêndios e o uso inadequado do solo. Em 2014, iniciamos o plantio em nascentes que abastecem o Rio Bananal. Periodicamente, reunimos voluntários e associações parceiras para grandes ações de plantio com espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Com mudas doadas por várias instituições, principalmente a Cedae, nós conseguimos restaurar a mata nativa desses locais. Trabalhamos para recuperar o volume de água do Rio Bananal que foi degradado ao longo de décadas.

Projeto Recuperando Nascentes

O Brasil tem 12% das reservas de água doce do mundo. É nossa obrigação preservar as nascentes que são as fontes mais importantes de água potável. Pensando nisso, desenvolvemos o projeto para recuperar as nascentes que abastecem o Rio Bananal. Proprietários dos terrenos que possuem esses “olhos-d’água” são convidados a participar dos nossos mutirões e reflorestar o entorno das minas.

Projeto Mata Ciliar

A mata ciliar é a proteção dos nossos rios. Essa vegetação é tão importante para os corpos d’água como os cílios são para nossos olhos. Ela evita o assoreamento e preserva a qualidade da água dos rios. Esse é o foco de um dos nossos projetos mais importantes: reflorestar as margens do Rio Bananal.

Notícias relacionadas