Vicente Paschoal é brasileiro, natural do Rio de Janeiro.
Ainda menino, começou a estudar violão por conta própria e, aos 15 anos, com o professor Antônio Guapiassú, deu seus primeiros passos no estudo da técnica e interpretação deste instrumento.
Aos 18 anos, já tinha um significativo trabalho no campo da composição de canções, algumas delas tocadas, nos dias de hoje, por diferentes intérpretes da música brasileira.
Mais tarde, decidiu se dedicar plenamente ao violão clássico. Orientado por Carlos Alberto de Carvalho – com quem estudou durante sete anos aperfeiçoando sua técnica – trabalhou um vasto repertório, atuando como solista nas principais salas de concerto do Brasil, e acumulando alguns prêmios em concursos Nacionais de violão, tais como o Souza Lima e o Musicalis – os dois mais importantes e tradicionais prêmios do Brasil, na época, dirigidos pelo saudoso Henrique Pinto e Gilson Antunes.
Desde 2007, ocupa-se, preferencialmente, ministrando aulas de técnica e interpretação para concertistas e profissionais do violão, tendo, a partir de então, alunos atuantes no cenário musical brasileiro e, alguns deles, premiados em diversos concursos nacionais.
Durante todo este tempo, Vicente Paschoal nunca deixou de lado a composição e, em Junho de 2012, estreou uma de suas obras, a Passacaglia – Homenagem a Frank Martin – em seu concerto no Ciclo Violonístico de Niterói – Teatro Municipal. E, recentemente, estreou sua Fantasia e Fuga na série Violões da AV-Rio – Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Programa
12 de agosto de 2017
Luis de Narvaez
Canción Del Emperedor
Diferencias sobre Guardame las Vacas
S. L. Weiss – Sonata V
Preludio
Alemande
Courante
Sarabande
Giga
F. Sor
Introducción y Variacionnes Op.9
M. M. Ponce – Sonata III
Allegro Moderato
Chanson
Allegro non tropo
V. Paschoal
Fantasia e Fuga