Maria Haro nasceu em Montevidéu-Uruguai e é brasileira naturalizada. Iniciou seus estudos de violão em 1973 com Antonio Manzione, em Santos- SP e aperfeiçoou-se com Henrique Pinto (SP), Leo Soares (RJ), Abel Carlevaro (Uruguai) e Miguel Girollet (Argentina). É Bacharel em Música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) onde estudou com Turibio Santos. Obteve seu título de Mestre em Música na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), apresentando a dissertação “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro”, em 1993.
Desde 1990 é professora de violão na UNIRIO.
Dentre os Cds e Lps dos quais participou destacam-se: “Die Barock Traversa”, “Orquestra de Violões do Rio de Janeiro”, “Koellreuter 70”, “Nicanor Teixeira por 28 intérpretes”, “Concerto Louvação”, “Imagem Carioca”, “Violões da AVRIO I e II”.
Em 2013 teve a honra de tocar em duo com Turibio Santos no “Festival do Vale do Café” e na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
Em 2016 estreou o Concerto “ Os Campos” para violão e orquestra de Arthur Verocai, com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob a regência de Vantoil de Souza, em Barra Mansa- RJ.
Programa
08 de dezembro de 2018
HEITOR VILLA-LOBOS
NICANOR TEIXEIRA
Flor de Mandacarú
Concertante II
EDU LOBO
VICENTE SOJO
FRANCISCO TÁRREGA
ISAAC ALBÉNIZ
Cádiz
GARDEL / LE PERA
ASTOR PIAZZOLLA
ARTHUR VEROCAI
Sapecando
NICANOR TEIXEIRA
Lamento do Cantador Nordestino
Cateretê das farinhas