O Som da Bocaina: Grupo de Viola Carioca Caipirando
O Som da Bocaina: Grupo de Viola Carioca Caipirando

Quando surgiu, no ano de 2010, o Grupo Carioca de Viola Caipirando, tinha como objetivo, apenas o aprendizado e conhecimento da viola caipira. Atualmente, com cerca de trinta músicos, transformou-se em um grande projeto de celebração e divulgação da Cultura Caipira, através da sua música.

Com um repertório repleto de clássicos do cancioneiro nacional e composições autorais, o Caipirando encanta e emociona o público com seus variados ritmos, toques e ponteios, em arranjos criados pelo Professor Henrique Bonna, maestro do grupo!

Em plena “Cidade Maravilhosa é agora, possível, vivenciar a beleza da verdadeira música caipira de raiz que o Caipirando nos proporciona, através da sonoridade única, de suas violas e seus violeiros.

Em sua trajetória, o Caipirando já se apresentou em diversas cidades no Estado do Rio de Janeiro, como por exemplo, Mendes, Vassouras (festival do Vale do Café), Tanguá e Bom Jardim, e em locais renomados como o Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, Lona Cultural Jacob do Bandolim, Teatro Armando Gonzaga, Espaço Néctar, PUC-RJ, Sítio Burle Marx, Projeto Rio Afora (Gamboa) e Escola de Música Elam, e, em São Paulo, na cidade de Bananal.
Além de realizar espetáculos, o Caipirando também atua com participações em programas de rádio, como por exemplo “Tabuleiro do Brasil” apresentado por Geraldo do Norte na Rádio Nacional, Rádio Globo e Rádio Rio de Janeiro. Atualmente apresenta o Programa “Caipirando, Alma Carioca de Viola” todos os sábados de 7h as 9h da manhã na Rádio Jornal (www.radio1340.com.br) e todos os sábados de 6h as 8h da manhã na rádio Estância de Bananal (www.estancia879.com).

O grupo Caipirando, em conjunto com o Ecomuseu do Sertão Carioca, também são os responsáveis por realizar “A Folia de Reis do Sertão Carioca” e tem como objetivo resgatar as tradições populares da zona oeste do Rio, território que até a década de 50 era conhecido como Sertão Carioca.

Programa

14 de outubro de 2017

1. Caipirando no Cateretê – Wagner F. Fonseca e
Henrique Bonna
2. Cálix Bento – Folclore adaptado por Tavinho Moura
Encontro de Bandeiras – Xavantinho e Tavinho Moura
3. Trenzinho do Caipira – Heitor Villa Lobos e Ferreira Gullar
4. Sertão Carioca – Tal Castro (caipirando)
5. Bandeira do Divino – Ivan Lins e Vitor Martins
6. Peixinhos do Mar – Tradicional Folclore
7. Menino da Porteira – Teddy Vieira e Luís Raimundo
8. Comitiva Esperança – Almir Sater e Paulo Simões
9. Pau Brasil – Gedeão da Viola
10. Tristeza do Jeca – Angelino de Oliveira
11. Romaria – Renato Teixeira
12. Rio de Lágrimas – Lourival dos Santos e Tião Carreiro
13. Chora Viola – Tião Carreiro e Pardinho
14. Anunciação – Alceu Valença
15. Vide Vida Marvada – Rolando Boldrin

Mantenha-se informado!

Assine nossa newsletter